Nas questões abaixo marque “C”, para certo, e “E”, para errado.
1) Em relação à redação oficial, pode-se dizer:
a) ( ) tem norma própria e por isso pode contrariar alguns aspectos da NGB.
b) ( ) a maioria dos expedientes têm padronização, exceto a ata que não segue qualquer modelo específico.
c) ( ) Apesar de se recomendar o uso padrão dos pronomes de tratamento Vossa Senhoria e Vossa Excelência, Ilustríssimo Senhor ou Digníssimo Senhor também são aceitos e amplamente usados.
d) ( ) Vossa Excelência é usado para as autoridades do primeiro escalão do Governo Federal, Estadual, Municipal e Distrital, inclusive para os Secretários-Executivos dos Ministérios.
e) ( ) No endereçamento do envelope, ao pronome de tratamento Vossa Excelência corresponde A Sua Excelência, inclusive nas correspondências endereçadas aos vereadores.
f) ( ) Embora se empregue Vossa Excelência para Deputados Federais, o pronome correto para Deputados Estaduais, Distritais e Vereadores, é Vossa Senhoria.
g) ( ) Vossa Excelência e Vossa Senhoria levam o verbo para a terceira pessoa do singular e têm como pronome possessivo seu e sua.
h) ( ) Vossa Excelência e Vossa Senhoria fazem coincidir a flexão do adjetivo com o sexo da pessoa a quem o interlocutor se dirige.
I) ( ) É correto empregar no vocativo Excelentíssimo Senhor Presidente da República, mas não Senhor Governador ou Senhor Senador.
j) ( ) No envelope corresponde ao pronome Vossa Excelência A Sua Excelência, e ao pronome Vossa Senhoria A Sua Senhoria.
k) ( ) Em razão do uso histórico, deve-se empregar Doutor sempre que o interlocutor for um membro do primeiro escalão do Governo.
l) ( ) Vossa Santidade é o pronome empregado para o Papa e Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima para os Cardeais.
2) Em relação à redação oficial, pode dizer:
1.( ) O ofício, o memorando e o aviso diferenciam-se não só pela finalidade, mas também por seguirem formatos completamente diferentes.
2. ( ) Os memorandos, ofícios e avisos devem conter o tipo, o número e a sigla do órgão que expede o documento.
3. ( ) A data pode vir no início ou no final do documento desde que alinhada à margem direita.
4. ( ) A cidade é dispensável na data do memorando, mas obrigatória na data do ofício.
5. ( ) Nem o memorando, nem o ofício precisam conter o assunto de que tratam.
6. ( ) As expressões tenho a honra de, tenho o prazer de e cumpre-me informar continuam em uso, porque estão consagradas como inerentes à redação oficial.
7. ( ) Os textos do memorando, do aviso e do ofício contêm, assim como outros textos, introdução, desenvolvimento e conclusão.
8. ( ) Nunca será necessário fazer referência ao expediente que solicitou o encaminhamento, mesmo quando se trata de resposta a outro expediente.
9. ( )As formas diretas, tais como, informo ou informamos, comunico ou comunicamos, por exemplo, devem ter preferência na redação dos expedientes.
10. ( ) O memorando e o ofício seguem padrões de formatação, tais como tipo e tamanho da fonte, margens e recuo de parágrafo.