Professor Dino

Professor João Dino Francisco Pereira dos Santos

Mestrado em Linguística - UnB, na área de Letras e Tradução.


O Professor João Dino tem Mestrado em Linguística e, durante sete anos, trabalhou na Universidade de Brasília - UnB, na área de Letras e Tradução. Foi Coordenador de Curso e membro da Banca Examinadora de Concursos para Professores e da própria Banca Corretora da Redação do Vestibular. Além disso, orientou Projetos Finais dos alunos de Tradução e publicou, no Jornal Interface, artigos sobre redações do Vestibular. Escreveu a coluna Dicas de Redação, no Jornal dos Concursos e Empregos, e, durante quatro anos, foi facilitador do Projeto IDEAL do SEBRAE.

Desde 1993, trabalha na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde foi Chefe da Unidade de Redação Parlamentar e exerce o cargo de Consultor Legislativo. Além disso, há dezesseis anos, oferece cursos em empresas e órgãos públicos, bem como mantém turmas regulares voltadas para concursos e vestibulares, com pleno sucesso de seus alunos.

Foi Assessor Especial dos Deputados Augusto Carvalho, Paulo Roriz e Washington Mesquita, bem o como do Senador Marconi Perillo. Hoje assessora o Senador Cyro Miranda, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e Vice-Presidente do PSDB-Nacional.

Por que é fundamental escrever bem?


A escrita é uma atividade presente no cotidiano de praticamente todos os profissionais, no momento de redigir um e-mail ou um texto importante solicitado pelo chefe. Não é por acaso que a prova discursiva costuma ser a etapa mais seletiva dos concursos.

Metodologia

Você conseguiria completar esta máxima de Descartes?


Para nós escrever não pode ser um produto apenas da criatividade ou da inspiração. Escrever bem exige estratégia e método, não só para compreender o comando da prova ou uma tarefa, mas também para elaborar um texto claro, objetivo e conciso.

Desenvolver a capacidade cognitiva e a habilidade de controlar a fraseologia é o caminho para o sucesso, porque quem duvida e questiona pensa... e quem pensa sabe que existe e luta pelo progresso contínuo!