
Professor João Dino Francisco Pereira dos Santos
Mestrado em Linguística - UnB, na área de Letras e Tradução.
O Professor João Dino tem Mestrado em Linguística e, durante sete anos, trabalhou na Universidade de Brasília - UnB, na área de Letras e Tradução. Foi Coordenador de Curso e membro da Banca Examinadora de Concursos para Professores e da própria Banca Corretora da Redação do Vestibular. Além disso, orientou Projetos Finais dos alunos de Tradução e publicou, no Jornal Interface, artigos sobre redações do Vestibular. Escreveu a coluna Dicas de Redação, no Jornal dos Concursos e Empregos, e, durante quatro anos, foi facilitador do Projeto IDEAL do SEBRAE.
Desde 1993, trabalha na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde foi Chefe da Unidade de Redação Parlamentar e exerce o cargo de Consultor Legislativo. Além disso, há dezesseis anos, oferece cursos em empresas e órgãos públicos, bem como mantém turmas regulares voltadas para concursos e vestibulares, com pleno sucesso de seus alunos.
Foi Assessor Especial dos Deputados Augusto Carvalho, Paulo Roriz e Washington Mesquita, bem o como do Senador Marconi Perillo. Hoje assessora o Senador Cyro Miranda, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e Vice-Presidente do PSDB-Nacional.

Por que é fundamental escrever bem?
A escrita é uma atividade presente no cotidiano de praticamente todos os profissionais, no momento de redigir um e-mail ou um texto importante solicitado pelo chefe. Não é por acaso que a prova discursiva costuma ser a etapa mais seletiva dos concursos.
APRENDA
- a compreender o comando de prova;
- a organizar o pensamento;
- a colocar as ideias no papel;
- a argumentar com conectivos lógicos.
DESENVOLVA
- a capacidade de defender pontos de vista;
- as estratégias de sustentação oral e escrita;
- a capacidade de conceituação;
- o encadeamento lógico oral e escrito.
APRIMORE
- o vocabulário;
- a articulação da fala;
- a articulação da escrita;
- a capacidade de leitura;
- a retenção do conhecimento.

Metodologia
Você conseguiria completar esta máxima de Descartes?
Para nós escrever não pode ser um produto apenas da criatividade ou da inspiração. Escrever bem exige estratégia e método, não só para compreender o comando da prova ou uma tarefa, mas também para elaborar um texto claro, objetivo e conciso.
Desenvolver a capacidade cognitiva e a habilidade de controlar a fraseologia é o caminho para o sucesso, porque quem duvida e questiona pensa... e quem pensa sabe que existe e luta pelo progresso contínuo!