Do meu ponto de vista, passar em concurso requer estratégia e persistência. A primeira atitude é escolher uma área de concentração, de preferência, com o maior número médio de concursos por ano, como é o caso do Judiciário ou do TCU. A segunda é ampliar o leque de cidades e estados onde você presta concurso, porque tem muito lugar interessante onde se vive bem melhor que em Brasília, com menos da metade da grana.
A terceira é criar um cronograma de estudo, com um número médio de horas por dia, a serem compensadas sempre que houver furo: se você decidiu estudar duas horas por dia, mas hoje não deu certo, então, no sábado, deve ser feita a compensação.
Além disso, vale a pena fazer concursos de forma sistemática sempre que as principais instituições organizadoras de certames forem as responsáveis pela preparação e aplicação das provas. A idéia é criar intimidade com a forma de se enunciar as questões. Outro ponto importante é manter um ciclo permanente de teoria, exercícios, revisão e exercícios.
É isso!