O Funil da Discursiva na Polícia Civil do Distrito Federal

Diretrizes para Elaboração de Recursos:
03/26/2019
Família de Alunos!
05/22/2019

O Funil da Discursiva na Polícia Civil do Distrito Federal

O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal será uma excelente oportunidade de ingresso na carreira policial, com remuneração muito atraente e que, em breve, deverá ser novamente equiparada à da carreira da Polícia Federal. Se o seu foco é ser policial, você não pode perder esta oportunidade que promete centenas de vagas. É hora de se empenhar ao máximo na preparação, porque a disputa será ferrenha.

Em certames, como o da Polícia Civil, o primeiro desafio é pontuar na objetiva para ter  a discursiva corrigida. Mas aí está uma das etapas que costuma se transformar num verdadeiro funil, tirando do páreo candidatos com  excelente pontuação nas provas objetivas. É preciso ter cuidado redobrado com a prova discursiva, que costuma alterar sobremaneira o resultado do concurso.  Você está preparado para fazer a dissertação com segurança e destreza?

Ao longo de mais de vinte anos, ensinando diferentes gerações a redigir, temos visto excelentes candidatos perderem o concurso, porque não têm uma estratégia de compreensão do comando de prova, tampouco escrevem de forma clara, objetiva e concisa. São muitos os que, ao verem o resultado da prova discursiva, ficam descontentes, em razão do baixo desempenho, ou até são eliminados por não atenderem aos requisitos da banca.

Compreender a prova discursiva não significa apenas ler e reler o comando, pois o candidato deve, em primeiro lugar, saber, no caso do CEBRASPE- CESPE, por exemplo, se os itens colocados pelo examinador são de natureza argumentativa ou expositiva, ou, ainda, se a demanda é um estudo de caso.  Com bancas, como ocorre em alguns certames da FCC, que trazem o tema na forma de texto motivador, torna-se imprescindível levantar no texto os tópicos a serem debatidos na dissertação.

Além de ser necessário fazer a dissertação como resposta a um questionário discursivo, o candidato deve ter muita atenção com o articular dos períodos e parágrafos. No português contemporâneo, os períodos não devem ser maiores que três ou, no máximo, quatro linhas, para facilitar a leitura do examinador. Vícios de linguagem, tais como, queísmos, gerundismos, devem ser rigorosamente eliminados.

Nossa recomendação para o sucesso e a nota máxima na discursiva é o candidato contratar um curso ou profissional  qualificado e capaz  de treiná-lo com metodologia adequada para cumprir as exigências da banca. A esse respeito, é preciso ter cuidado com métodos que oferecem fórmulas generalistas no lugar de ensinar as capacidades cognitivas inerentes ao processo de produção textual no contexto da prova discursiva. Em suma, a prova discursiva, seja uma dissertação, ou estudo de caso, exige cuidado redobrado, porque é decerto o maior funil dos concursos públicos.