Dicas MPU e ANVISA
02/21/2018
Dicas para o BNDES
02/21/2018

Dicas PMDF

O edital da PMDF, diz que a prova discursiva terá como objetivo avaliar conteúdos relacionados aos conhecimentos gerais, capacidade de expressão na modalidade escrita e uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa, bem como, clareza, precisão, consistência e concisão do texto produzido.

No anexo I, entre os itens estabelecidos, há o 1.2. Atualidades:

1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, saúde, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas.

2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE.

3. Noções de cidadania.

Se prevalecer a tendência de outros certames, os candidatos deverão estar preparados para tratar dos diversos temas da atualidade que permeiam o cotidiano nacional, em particular, questões correlacionadas à segurança pública e ao papel do policial como cidadão na proteção de outros cidadãos.

É importante os candidatos entenderem que o perfil de um policial é, antes de tudo, o de servir à sociedade e atuar no sentido de protegê-la, sobretudo numa cidade que será palco de eventos da Copa do Mundo.

Os temas podem ser muito semelhantes aos que indiquei para a PMGO, acrescidos de mais alguns relativos à Copa do Mundo e à realidade do DF.

Mais importante que tentar prever o tema, é os candidatos refletirem sobre as atividades da corporação e os desafios enfrentados na delicada área de segurança pública, sobretudo quando se consideram as particularidades do Distrito Federal.

Temas:

1) Policiamento ostensivo: importância e finalidade;
2) Policial Militar: um cidadão em defesa da sociedade;
3) Serviços de inteligência: arma fundamental contra a criminalidade;
4) Os desafios da PMDF diante da realização da Copa do Mundo;
5) Hierarquia: requisito para o sucesso da ação policial;
6) Agir com firmeza sim, com excesso não;
7) Quando o diálogo cessa, o caminho é a ação;
8) Policiamento Integrado solução para a segurança do entorno.

Por via das dúvidas é importante, tratar de temas mais gerais e abrangentes:

9) Lei Maria da Penha: um marco no combate à violência contra a mulher;
10) Deliquência infanto-juvenil, como combatê-la?
11) O fenômeno da violência como resultado da exclusão social;
12) A prisão não recupera, deforma e aguça a criminalidade.