Dicas PMDF
02/21/2018
Dissertação Jornal da Comunidade
02/21/2018

Dicas para o BNDES

O edital do BNDES diz o seguinte:

(…)
“7.1.5 ‐ 2ª Fase ‐ prova discursiva – será composta de 5 (cinco) questões de Conhecimentos Específicos valendo, cada uma, 10 (dez) pontos, totalizando 50,0 (cinquenta) pontos. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 60% (sessenta por cento) do total da pontuação da prova discursiva.
7.1.6 ‐ A prova discursiva destina‐se a avaliar a capacidade de o candidato expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos ligados à formação acadêmica a que se candidatou. Levará, também, em conta a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinados e, ainda, a correção gramatical com que foi redigida.”
(…)
Nesse tipo de prova, provavelmente as questões serão bem objetivas e voltadas a um item do edital, quase um decalque, por exemplo:

II – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado: elementos e poderes. Governo: função, forma, sistemas e estrutura. Princípios da Administração Pública. Atos, poderes e processos administrativos. Contratos administrativos e licitações. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Lei de Responsabilidade Fiscal (noções). III – DIREITO COMERCIAL: Sociedades mercantis. Sociedades anônimas. Títulos de crédito. Contratos mercantis. Contratos bancários. Formas de garantias.

V – ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: Administração estratégica. O cenário competitivo no século XXI. Ambiente externo: oportunidades, ameaças, competição na indústria e análise dos concorrentes. Ambiente interno: recursos, capacitações e competências essenciais. Visão baseada em recursos. Estratégia Internacional. Alianças estratégicas. Governança corporativa. Liderança estratégica. Estratégias genéricas. Cadeia de valor.

XI – CONTABILIDADE E FINANÇAS: Padronização e harmonização contábil: convergência ao IFRS. Contabilidade gerencial: estrutura e finalidade das demonstrações contábeis. Contabilidade de custos. Análise econômico-financeira: análise horizontal e vertical; análise através de indicadores – liquidez; atividade; endividamento; lucratividade. Arrendamento mercantil. Finanças: Risco e retorno: risco de carteira; modelo CAPM. Orçamento de capital e fluxos de caixa: técnicas de análise de projetos: payback; payback descontado

Sugestão de temas, mas tudo depende da área de formação do candidato:
1) Em dez linhas, classifique as sociedades mercantis e as sociedades anônimas, com suas principais características.
2) Em dez linhas, discorra sobre as principais características do cenário competitivo no século XXI, ambiente interno e externo.
3) Em dez linhas, classifique a estrutura e a finalidade dos balanços contábeis.

Em provas dessa natureza, é fundamental ser objetivo e ir direto ao ponto, porque não há espaço para divagações. A melhor técnica é fazer resumos dos principais tópicos do edital.

É o que tenho dito aos alunos, porque, em provas de conhecimentos específicos, o examinador quer saber se o candidato domina determinado conteúdo e se consegue colocar as ideias no papel com coerência e coesão.

Não há avaliação da capacidade crítica do candidato, como ocorre em temas da atualidade, em que o posicionamento e os argumentos de sustentação são avaliados e têm peso na nota do conteúdo.
Abraço.
Dino