Dicas para a prova do TST

Comentários sobre o conteúdo da prova discursiva
02/21/2018
Redações de Vestibulares e Concursos: semelhanças e diferenças
02/21/2018

Dicas para a prova do TST

A Banca que realiza o concurso do TST é a FCC. Ao contrário do que ocorre quando o CESPE aplica as provas, não há necessariamente vinculação entre o tema da redação e a natureza do cargo a ser exercido. Por outras palavras, poderia haver um tema, digamos: formalização do empregado doméstico: conquistas e desafios ou o que fazer para eliminar o trabaho infantil no Brasil?

Todavia, poderia haver algo completamente diferente, como ocorreu no TRF1; no TRE-CE ou no TRT4R, em que foram ofericidos, pela FCC, os seguintes tema, respectivamente:

TRF1
Analista Administrativo – “Para os destinos de uma sociedade, é indiferente conceber a máquina com um engenho a serviço do homem, ou o homem com um apêndice da máquina.

TRECE
– Analista Administrativo Proposta 1 – As desigualdades econômicas e os movimentos sociais
– Analista Administrativo Proposta 2 – A integração econômica entre os países

TRT4R
– O papel da mídia na criação e perpetuação de mitos.

Em relação ao analista judiciáriodo TST, vai um boa dica, na forma de estudo de caso:

Determinada empregada doméstica foi demitida da casa onde prestava serviços como diarista, três vezes na semana, há três anos. Ao receber as contas, a patroa pagou-lhe o restante das diárias do mês, mas não a indenizou quanto ao 13o proporcional, tampouco quanto às férias, alegando que a condição de diarista não lhe dava direito a isso. Considerando o entendimento predominante nas cortes trabalhistas, analise a situação em tela. Considere que a demissão foi feita em julho do corrente ano e, sobretudo, o fato de a prestação do serviço se dar habitualmente três vezes por semana. Responda também se a empregada teria direito a receber o fundo de garantia, com multa de 50%.