Dissertação Jornal da Comunidade
02/21/2018
Ministério da Justiça
02/21/2018

Dicas ANS

O edital do CESPE/ ANS diz, no item 7.1., que a prova discursiva será sobre as disciplinas específicadas no item 9.1.1. Este, por sua vez, assinala:

“9.1.1 A prova discursiva avaliará conhecimentos básicos e/ou específicos relativos às seguintes disciplinas constantes do item 13 deste edital: Ética no Serviço Público, Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público e Gestão de Pessoas.”

Conforme tenho comentado em diversas oportunidades,  a tendência desse tipo de prova é pegar um item do edital e praticamente reproduzi-lo no comando de prova. Se levarmos em conta esse aspectos, poderíamos sugerir qualquer item de umas dessas disciplinas mencionadas acima, com ou sem texto motivador.

É importante assinalar que nem sempre haverá uma introdução formal, e, dependendo do número de itens demandados pela Banca, o primeiro deles fará o papel de introdução e o último, o de conclusão. O candidato deve usar todas as linhas disponíveis no sentido de exaurir cada um dos itens. Sem dúvida, a probabilidade é que os candidatos tenham uma prova de natureza expositiva e conceitual, sem posiconamento ou defesa de tese.

Todavia, vale ressaltar que, da forma como alguns itens de ética foram colocados no edital, é possível cobrá-los na forma de uma dissertação argumentativa. Aí muda tudo, porque o candidato deverá assumir posicionamento. Em razão da forma como o conteúdo está colocado, seria plenamente possível, também um estudo de caso. Portanto, os candidatos devem estar preparados para as três modalidades de prova discursiva.

A título de exercício, mas sem a vontade de ser vidente, seguem alguns temas:

Tema expositivo conceitual:

Ao longo da história da Administração Pública no Brasil, houve modelos de gestão diferentes, que, cada qual a seu tempo, tinham por objetivo melhorar a qualidade do serviço público. Num texto de 30 linha, discorra sobre os Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas.

Tema argumentativo:

Num texto de 30 linhas discorra sobre o seguinte tema, assumindo necessariamente posição fundamentada.

Ética e democracia para o exercício da cidadania.

Situação problema

Determinado servidor, que detinha participação acionária em uma empresa prestadora de serviços de manutenção em computadores, participou da comissão de licitação para selecionar empresa para a prestação desse serviço para detreminado órgão da Administração Pública. No final, a empresa do servidor foi a ganhadora e nenuma das demais participantes reclamou da lisura do processo licitátório.

Pensando nessa situação hipotética, elabore uma dissertação, com base na ética do serviço público e nos princípios da administração, respondendo se o servidor deveria, ou não, se dar como impedido de participar da licitação.