Concurso Polícia Federal

Literatura e Discurso Parlamentar
02/21/2018
Análise de Concursos
02/21/2018

Concurso Polícia Federal

O edital para agente de Polícia Federal diz:

10 DA PROVA DISCURSIVA

10.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo com no máximo 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora.

Com um edital tão aberto, é possível que a prova discursiva seja tanto um tema da atualidade, semelhante ao que foi dado para policial legislativo, por exemplo, quanto um tema mais específico, os diversos tipos de flagrante, por exemplo.

Algumas sugestões de tema:

Atualidade

Tema 1

A Copa do Mundo provou que o Brasil é capaz de garantir a segurança em eventos de magnitude internacional. Num texto de 30 linhas, discorra sobre a importância do planejamento tático, estratégico e operacional para o sucesso da segurança.

Tema 2

A inteligência é, decerto, uma das áreas mais interessantes e importantes para o sucesso da ação policial, porque permite a antecipação dos fatos e a ação preventiva. Num texto de 30 linhas, discorra sobre a inteligência como fator de dissuasão da criminalidade. No corpo do texto discorra, necessariamente, sobre os seguintes tópicos:

Conceito de inteligência;

Dois tipos de ações de inteligência

Tema 3

Num texto de 30 linhas, discorra sobre os tipos de flagrante.

Tema 4

A Polícia Federal vinha investigando a ação de uma quadrilha de estelionatários que atuava em diversos estados da Federação. Por meio da operação Limpa Trilho, conseguiu prender 40 pessoas em três estados diferentes e no Distrito Federal. No ato das prisões, um dos detidos ofereceu propina aos agentes para ser liberado. Diante dessa situação, discorra sobre os seguintes tópicos:

Competências investigativas da Polícia Federal;

A Polícia Federal teria competência para investigar o crime descrito no caso hipotético?

Que tipo de crime o acusado cometeu ao oferecer propina para os agentes de Polícia Federal?

Tema 5

A unificação das polícias Federal, Rodoviária Federal e da ABIN é um imperativo para a ação efetiva das forças de segurança em nível nacional.